Destaque
Campus São João del-Rei lança consulta pública sobre novo Regimento Interno
Visando atualizar o documento após a aprovação do Regimento Geral em novembro de 2018 e com foco no diálogo e participação da comunidade, a Direção-Geral do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei lança a consulta pública sobre o novo Regimento Interno. A consulta foi aberta dia 05 de agosto e segue até 18 de agosto.
O Regimento Interno atual é de 2014. Em sete anos, o IF sanjoanense mudou significativamente, tanto em termos estruturais quanto na composição da equipe. A instituição cresceu e precisa adequar seu Regimento Interno à atual conjuntura. Somado a isso, o Regimento Geral do IF Sudeste MG, aprovado em 2018, condicionou sua implantação à adequação e padronização dos campi e campi avançados nos moldes organizacionais que o documento propõe. Vale reforçar que o Regimento Geral é como se fosse a “Constituição” do IF Sudeste MG e, portanto, o documento mais importante da instituição.
Segundo a Comissão de revisão e atualização do Regimento Interno do Campus SJDR, o novo texto do documento propõe uma simplificação do organograma do campus; a padronização de nomenclatura, hierarquia e atribuições com o Regimento Geral do IF Sudeste MG; a inclusão dos Núcleos Especializados, como o NAI (Núcleo de Ações Inclusivas) e o NEABI ( Núcleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígena), na estrutura organizacional entre outras adequações conforme o Regimento Geral e alinhado às finalidades e características do campus com o definido no último PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) 2021-2025 em vigência na instituição.
“Apesar da ampla participação de servidores na elaboração da versão atual do documento, a consulta pública permite que todas e todos leiam e contribuam com o aprimoramento do documento”, explica César Augusto Neves, presidente da Comissão do Regimento Interno. Técnicos, docentes, discentes e comunidade externa podem acessar a consulta pública e registrar suas críticas e sugestões. Para acompanhar o trabalho, foi composta uma comissão responsável que analisará cada sugestão e responderá diretamente ao colaborador sobre sua admissão ou rejeição. “Trata-se, portanto, de mais uma etapa para que a aprovação do documento seja feita de forma democrática e transparente”, reforça César.
A Comissão de revisão e atualização do Regimento Interno foi aprovada e composta em reunião do Conselho de Campus que aconteceu no dia 26 de maio e conta com representantes técnicos, docentes, alunos e os atuais diretores sistêmicos.
Após a consulta pública, as contribuições serão avaliadas e respondidas pela comissão que elaborou o documento e a versão final será enviada para a Secretaria do Conselho de Campus, para que entre na pauta da próxima reunião. Sendo aprovado, o documento segue para avaliação do Conselho Superior.
Para a Diretora-Geral, Professora Teresinha Moreira Magalhães, "o regimento interno é um documento legal, de organização da Instituição, que estrutura e estabelece normas relativas ao funcionamento das atividades de Ensino, de Pesquisa, de Extensão, de Administração e de Desenvolvimento Institucional” e conclui: “é de grande importância para o campus e por isso foi pensado na atualização do mesmo com a participação de toda a comunidade acadêmica."
Para acessar o formulário da Consulta Pública e a minuta do documento, clique aqui