Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2021 > 08 > Campus São João del-Rei lança edital para empréstimo de equipamentos para estudantes de baixa renda

Ensino

A Direção- Geral do IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei torna público nesta segunda-feira, dia 30 de agosto o edital de seleção de discentes em baixa condição socioeconômica para empréstimo de equipamentos de informática em caráter excepcional e temporário, frente à emergência de saúde pública relacionada à pandemia de COVID-19. As inscrições seguem até o dia 10 de setembro.

O objetivo deste edital é viabilizar o acompanhamento das atividades do Ensino Remoto Emergencial (ERE) ou de outras estratégias de ensino que envolvam, essencialmente, o uso de tecnologias da informação e comunicação. O edital destina-se ao empréstimo de 38 (trinta e oito) conjuntos de equipamentos, contendo monitor, CPU, mouse, teclado, estabilizador, cabos de vídeo e de alimentação.

Segundo o Coordenador Geral de Assistência Estudantil (CGAE), Igor Cerri, essa foi uma proposta da Comissão de Conectividade e Acesso à Internet do Projeto Reencontro para tentar suprir a demanda dos estudantes por equipamentos. Primeiramente, a comissão levantou os números de computadores e de notebooks disponíveis nas unidades. Posteriormente, foram feitas as instruções normativas de cada campi e campi avançados que foram submetidos à consulta jurídica na instituição.

O público-alvo do edital 04/2021 são os estudantes do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei em baixa condição socioeconômica, com renda per capita familiar mensal de até um salário-mínimo e meio. “A seleção será por meio de avaliação socioeconômica. Os estudantes inscritos e que atenderem aos requisitos estabelecidos no edital serão classificados em ordem crescente de renda aferida na avaliação socioeconômica”, explica Igor Cerri.

Os estudantes beneficiados terão o dever e a responsabilidade de zelar pelo equipamento disponibilizado, afinal, é um patrimônio da instituição. Qualquer dano ou problema identificado no equipamento durante o período de empréstimo será de responsabilidade do discente ou do seu representante legal, no caso dos alunos menores. Por isso, os alunos interessados em participar e que forem beneficiados no edital assinarão um termo de responsabilidade por essa guarda do equipamento.

Sobre as inscrições

Os estudantes devem ficar atentos ao prazo de inscrições: do dia 30/08/2021 até o dia 10/09/2021. Importante destacar que há dois formulários de inscrição (itens 6.1.1 e 6.1.2 do edital): um destinado aos alunos que já tiveram avaliação socioeconômica realizada em 2021 (aqueles que se inscreveram no edital unificado nº 02/2021, de Atendimento Emergencial) e outro destinado aos alunos que ainda não tiveram avaliação socioeconômica realizada em 2021.

Os alunos que já tiveram avaliação socioeconômica realizada não precisam apresentar comprovante de situação  socioeconômica desta vez. Os alunos que não tiveram avaliação socioeconômica realizada neste ano precisam apresentar a Folha Resumo do CadÚnico atualizada, fornecida pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo, ou o comprovante de cadastro no CadÚnico disponível no site do Ministério da Cidadania (link no edital).

Clique aqui e acesso o edital e demais documentações