Extensão
Campus São João del-Rei promove oficina sobre o envelhecimento da mulher negra
O Projeto de Ensino - Ações Afirmativas “Jovens Mulheres Negras: Despertar na Pandemia contra o Feminicídio” do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei promove a sexta oficina de seu projeto, segunda do ano de 2022, no dia 10 de fevereiro às 19h, com a Oficina intitulada “Envelhecer com dignidade é um direito: a importância do combate à violência contra mulheres”. Tema que revela mais uma face do machismo estrutural no país, que ignora os direitos e potencial de vivência da mulher idosa, será apresentado pela pesquisadora e pedagoga Maria José Cassiano de Oliveira.
Zezé Cassiano, como é conhecida Maria José Cassiano de Oliveira é pedagoga. Mestre em Educação pela UFMG. Professora aposentada pela UFSJ. Idealizadora do Programa " Universidade para a Terceira Idade" da UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei).
É fundadora do Centro de Convivência Intergeracional destinado a pessoas de terceira e quarta idades. É cofundadora do MOSCAB (Movimento Sanjoanense de Cultura Afro Brasileira). E coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Envelhecimento Populacional.
A oficina on-line, gratuita é aberta a mulheres, em especial as pretas e pardas, alunas, servidoras do IF Sudeste MG ou da comunidade de São João del-Rei e região.
Confira:
“Envelhecer com dignidade é um direito: a importância do combate à violência contra mulheres”
Data: 10 de fevereiro
Hora: 19 horas
Inscrição da Oficina: https://forms.gle/d9czCRo2LoZECnfa8
Sobre o Projeto de Ações Afirmativas
O projeto é coordenado pela Professora Alessandra Fernandes e tem por objetivo ampliar o espaço de discussão e enfrentamento da violência contra jovens mulheres negras e a questão do genocídio da juventude negra de forma a sair da invisibilidade e preparar as jovens negras para se empoderarem nesse processo de construção de sua cidadania. O projeto conta ainda com a participação de estudantes e outros servidores como a bolsista Janaína Nasare da Silva e os servidores: Carla F. Gouvêa Lopes (docente), Bernadete Malta Barroso, Igor Cerri e Juliana Rodrigues (técnicos-administrativos).
A proposta é desenvolvida por meio de oficinas com discussões em grupos de jovens pretas e pardas, alunas dos cursos do Campus São João del-Rei, e está aberto também a participação de todas as jovens mulheres de São João del-Rei e ainda mulheres de todo o IF Sudeste MG.
Segundo a coordenadora, Professora Alessandra, “ao se desenvolver oficinas para jovens mulheres negras e pardas, espera-se que essas mulheres compreendam melhor que as questões da violência contra a mulher negra na sociedade brasileira sinalizam um fenômeno social, resultado de vários condicionamentos. E que a partir das oficinas, elas estejam mais preparadas e empoderadas para lidar com essa questão, dando voz às suas causas, que são de todas nós mulheres”, afirma.