Geral
Campus SJDR promove o evento HIP HOP no IF: jovens pela paz contra o racismo
Como iniciativa coletiva, os alunos do 1º ano do Ensino Médio Integrado (EMI) do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei realizam o evento HIP HOP no IF: jovens pela paz contra o racismo no dia 30 de setembro a partir das 15 horas na Quadra esportiva da unidade.
A iniciativa acontece norteada pela Professora Janaína Assis Rufino, em parceria com os MCs MINERO 13, CJun, artistas de Hip Hop de SJDR e o Centro de Linguagens e de Letramentos (CELL).
A ideia do evento é relembrar o conteúdo discutido durante o 2º trimestre na disciplina de “Artes” e contará com apresentação de batalhas de rimas, momentos de grafitagem, oficina de breakdance, apresentação de textos e desenhos com inspiração no HIP HOP e apresentação de esportes também ligados ao movimento cultural de forma a difundirem maior engajamento na luta contra o racismo e a favor da paz.
O evento terá como público alvo os alunos do Ensino Médio Integrado do IF Sudeste MG do Campus, seus familiares, amigos e toda nossa comunidade educativa. “Acreditamos que é muito importante conhecer e difundir os elementos dessa cultura para além de conhecer a sua história”, reforça Professora Janaína.
Participe:
Local: quadra do IF Sudeste MG campus SJDR
Horário: 15h às 17:30
Público alvo: todos os alunos do EMI e visitantes
DATA: 30/09
O que é o HIP HOP?
O hip hop emergiu em meados da década de 1970 nos subúrbios negros e latinos de Nova Iorque. Estes subúrbios, verdadeiros guetos, enfrentavam diversos problemas de ordem social como pobreza, violência, racismo, tráfico de drogas, carência de infraestrutura e de educação, entre outros. Os jovens encontravam na rua o único espaço de lazer.
O berço do hip hop brasileiro é São Paulo, onde surgiu nos anos 1980, dos encontros na rua 24 de Maio e no Metrô São Bento, de onde saíram muitos artistas reconhecidos como por exemplo Thaíde, DJ Hum, Racionais MC's, Rappin Hood.