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Ensino publica edital para concessão de novas bolsas de Assistência Estudantil

Inscrições terão início no dia 1º de novembro e seguirão abertas até o dia 08. O estudante deverá realizar seu cadastro para atendimento nas modalidades por formulário eletrônico
Ensino publica edital para concessão de novas bolsas de Assistência Estudantil 2022

Ensino publica edital para concessão de novas bolsas de Assistência Estudantil 2022

A Coordenação de Apoio ao Discente (CAD) do IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei publica nesta quinta-feira, dia 27 de outubro de 2022, o Edital nº 15/2022, de seleção para o Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica referente ao 2º semestre letivo de 2022. Podem participar do processo estudantes dos cursos técnicos e de graduação do Campus São João del-Rei, cuja renda familiar mensal seja igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa. O período de inscrições terá início a partir da meia noite do dia 1º de novembro de 2022 e se estenderá até às 23h59min do dia 08 de novembro de 2022. Todas as etapas da seleção ocorrerão totalmente online e, portanto, sem a entrega de documentação impressa.

Os candidatos serão selecionados com base em análise de renda, conduzida por comissão própria designada para este fim. Os recursos para o custeio do programa são oriundos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), estabelecido por meio do Decreto nº 7.234/2010. Haverá duas modalidades de atendimento: Manutenção e Alimentação.

Na modalidade Manutenção, os contemplados terão direito a um suporte financeiro de R$ 230,00 mensais entre outubro de 2022 e janeiro de 2023, para contribuir com a sua permanência e apoio às demandas nas áreas pedagógica, de inclusão digital, acesso às tecnologias da informação, cultura e esporte, despesas com moradia, alimentação e atenção à saúde. Serão garantidas 70 novas vagas.

A modalidade Alimentação, com 90 novas vagas, destina-se exclusivamente aos estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, que estudam em tempo integral nas terças e quintas-feiras. O auxílio garantirá almoço gratuito nas dependências da instituição, nos dias em que houver aulas nos turnos da manhã e da tarde, entre os meses de dezembro/2022 e janeiro/2023. O atual valor do subsídio cobrado dos estudantes é de R$ 3,00 por refeição.

Ao preencher o formulário eletrônico de inscrição, o estudante deverá anexar cópias digitalizadas dos documentos exigidos. As cópias deverão ser nítidas e legíveis (documentos escaneados ou fotos de boa qualidade). Não poderá ser atendido, em qualquer modalidade, o aluno que estiver com pendências relativas aos compromissos previstos nos editais emergenciais de Assistência Estudantil dos anos de 2020 e 2021.

Atenção: trata-se de oportunidade destinada aos estudantes que não foram contemplados no Edital nº 05/2022, de 09 de maio de 2022, referente ao Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica do 1º semestre letivo de 2022. Estes permanecerão recebendo os atendimentos normalmente, sem a necessidade de quaisquer novas providências.

Documentos de comprovação

Confira abaixo os principais documentos necessários para participar do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica.

1. Atestado de matrícula: o estudante deverá anexar em sua inscrição o atestado emitido pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), comprovando que se encontra regularmente matriculado em cursos presenciais do IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei.

2. Documento de comprovação de situação socioeconômica, que poderá ser uma das seguintes opções:

  • Folha Resumo do CadÚnico, modelo V.7, devidamente atualizada (fornecida pelo Centro de Referência da Assistência Social - CRAS). A folha deverá estar datada, assinada e carimbada pelo órgão emissor.
  • Comprovante de cadastramento no CadÚnico atualizado, disponível no site https://meucadunico.cidadania.gov.br/#/home.

Se não for possível apresentar os documentos citados acima, o estudante deverá apresentar os comprovantes de renda de acordo com a sua realidade familiar. Veja mais detalhes no Anexo I do edital.

Em caso de dúvidas, a Coordenação de Apoio ao Discente (CAD) está à disposição pelo endereço de e-mail pnaes.sjdr@ifsudestemg.edu.br ou pelos telefones (32) 3379-4510 / (32) 3379-4517.

 

Conheça o edital! Informações disponíveis aqui.   

Entre os dias 1º e 08 de novembro, faça sua inscrição aqui: https://forms.gle/uwhfrGhmRPXiJ1tY8

 

Texto: Igor Cerri

Edição: Juliana Rodrigues

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