Geral
Reitor faz visita ao campus e participa de cerimônia de entrega de premiação a alunos
- ">
- ">
- ">
- ">
- ">
- ">
- ">
- ">
- ">
- ">
- ">
- ">
- ">
- ">
- ">
- ">
- ">
- ">
- ">
- ">
- ">
- ">
- ">
- ">
- ">
- ">
- ">
- ">
- ">
- ">
- ">
- ">
- ">
- ">
Entrega de premiação para os alunos do Ensino Médio Integrado (EMI) em Técnico em Edificações e Meio Ambiente.
Emoção da conquista nos olhos dos alunos. Esse é um dos maiores prêmios para os servidores técnicos e docentes do IF Sudeste MG que dedicam seu trabalho em prol da educação.
Foram ao todo 40 premiações entre menções honrosas, medalhas de bronze, prata e ouro para os estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) em Técnico em Edificações e Meio Ambiente. Alguns estudantes foram premiados em mais de uma competição.
A entrega das premiações fez parte da programação da visita oficial do reitor do IF Sudeste MG, Professor André Diniz, ao Campus São João del-Rei no dia 07 de dezembro. A programação também incluiu uma reunião com a gestão do IF sanjoanense e visita aos laboratórios acadêmicos da unidade.
“As olimpíadas, de forma geral, representam uma oportunidade e estímulo para que estudantes ampliem o horizonte de suas vidas com novos conhecimentos. Que os conteúdos que aprendem em sala de aula são verdadeiramente imprescindíveis.”, reforçou a diretora Geral do Campus SJDR, Professora Teresinha Magalhães.
Além do reitor e da diretora Geral, a premiação contou com a participação do diretor de Ensino, Professor Tiago Carbonaro e com as professoras que foram orientadoras dos alunos premiados nas Olimpíadas: Alessandra Furtado, Waldilainy de Campos, Fernanda Aihara, Viviane Guilarduci e Monik Diniz.
Antes das premiações houve uma fala do reitor, André Diniz e da diretora Geral, Teresinha Magalhães. Em sua fala, André destacou a importância desse momento para a instituição. “Para mim, esse é o momento mais importante dessa visita, porque as conquistas de nossos alunos do Integrado são o resultado que buscamos fazer com nosso trabalho. E eu acredito que o Ensino Médio é a modalidade em que fazemos a maior diferença na vida do aluno”, afirmou o reitor.
Já Teresinha em sua fala citou grandes curiosos, estudiosos e gênios que mudaram a história da humanidade e a nossa forma de perceber o mundo, como Albert Einstein, Marie Curie, Charles Darwin, Stephen Hawking, mas o despertar para esse universo de curiosidades e descobertas começa, muitas vezes, na escola, nas salas de aula.
“Quero parabenizar os organizadores deste encontro de CAMPEÕES, e também destacar e agradecer a participação e a constante colaboração dos professores e servidores técnicos administrativos, sem vocês nada disso seria possível”, concluiu.
Sobre as premiações
“A participação dos alunos em olimpíadas do conhecimento como a ONC, a OBBIOTEC e a PolarOn vai além das medalhas, prêmios e diplomas. Essas competições proporcionam a estudantes e professores a possibilidade de expandir os seus saberes e técnicas”, explica a Professora Alessandra Furtando, uma das orientadoras do alunos e completa “eles podem desenvolver uma série de habilidades pessoais e acadêmicas. É uma alegria ver o desenvolvimento de nossos alunos e saber que podemos juntos vivenciar e popularizar as ciências”.
Confira quais foram as premiações, o que elas representam e quem foram os agraciados:
Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais:
A OMIF- Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais foi criada em 2018, no chamado "Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa", uma lei instituída como parte da Agenda Positiva do ensino, pesquisa e inovação no país, cujo tema principal “A Matemática está em tudo” e fez parte dos eventos comemorativos dos 10 anos da criação dos Institutos Federais brasileiros.
A ideia de criar uma olimpíada de matemática da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Rede Federal) teve como precursor um projeto de extensão coordenado pelos professores Renato Machado Pereira e Manuel Messias da Silva, que visava desenvolver aulas, materiais didáticos, monitorias e atendimentos online para as diversas olimpíadas de matemática.
Ela é direcionada para professores e estudantes do ensino técnico integrado ao Ensino Médio das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Orientadora: Waldilainy de Campos
Premiados:
1- GUSTAVO HENRIQUE TRINDADE SANTOS
2- HANNAH MONTENEGRO NEVES DA ROCHA
3- RAUAN RONALD SELESTINO FERREIRA
Olimpíada Nacional de Ciências - ONC:
A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) tem como objetivo despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais dos estudantes brasileiros. Integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a ABQ (Associação Brasileira de Química) o INSTITUTO BUTANTAN, a SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA, a SBF (Sociedade Brasileira de Física) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 6ª a 9º ano do Ensino Fundamental.
Equipe 2021: Alessandra Furtado, Fernanda Aihara ,Viviane Guilarduci e Elaine Carvalho
Premiados:
Menção Honrosa:
1- Aleisa Claudiane de Andrade
2- Ana Lara Carvalho
3- Bianca Resende Silva
4- Lara Lima
5- Matheus Valeriano Resende do Nascimento
Medalha de Prata:
1- Rauan Ronald Selestino Ferreira
Medalha de Ouro:
1- Antônio Carlos Rios de Almeida
2- Hannah Montenegro Neves da Rocha
Equipe 2022: Alessandra Furtado, Fernanda Aihara ,Viviane Guilarduci, Monik Diniz e José Bernardo de Broutelles
Premiados:
Menção Honrosa:
1- Gabriel Augusto Cantelmo do Nascimento
2- Iane Franco Silva
3- Marianna Guse e Silva
4- Pedro Henrique Santos Delfino
5- Rauan Ronald Selestino Ferreira
6- Victória Vale Mandu
Medalha de Bronze:
1- Ana Clara Carvalho da Silva
2- João Pedro Santos Vecchietti
3- Maria Fernanda Farinelli Crivellari
4- Marlon Pedro Reis
5- Pedro Gouveia Caldeira
Medalha de Prata:
1- Aleisa Claudiane de Andrade
2- Ana Carolina Silva
3- Lara Lima
Medalha de Ouro:
1- Guilherme Machado Costalonga
2- Hannah Montenegro Neves da Rocha
3- Luana de Paiva Castro
4- Ozias Gustavo Teixeira Ávila da Silva
5- Salomé Noãn Assunção
Olimpíada Brasileira de Biotecnologia - OBBIOTEC (2022):
A Olimpíada Brasileira de Biotecnologia (OBBiotec) foi pensada por pesquisadores de todo o Brasil para estudantes do ensino básico. É organizada pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em parceria com diversas instituições de ensino e pesquisa em todo país, como o IF Sudeste MG. O objetivo é manter viva a chama da curiosidade, para unir forças pela educação das novas gerações, de forma ética, científica e humanizada, para que os nossos queridos estudantes da educação básica – cientistas de novos tempos – mantenham vivo o espírito investigativo, criativo: o espírito da ciência, a chama do aprender. A Comissão disponibiliza vários cursos e materiais de apoio na área de Biotecnologia para estudantes e professores da educação básica.
Equipe: Alessandra Furtado, Fernanda Aihara ,Viviane Guilarduci, Monik Diniz
Premiados:
Honra ao Mérito:
1- Lara Lima
2- Miguel Agostini do Carmo
3- Pedro Gouveia Caldeira
Medalha Futuro Cientista:
1- Rauan Ronald Selestino Ferreira
2- Salomé Noãn Assunção
Olimpíada Nacional sobre Ambientes Marinhos e Polares - PolarOn (2022):
A Olimpíada Nacional de Ambientes Marinhos e Polares (PolarOn) é promovida pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT-RS) com apoio institucional da Secretaria Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM) e apoio financeiro do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Tem os objetivos de promover a divulgação de conhecimentos científicos sobre os ambientes marinhos e polares - a Antártica; fomentar no ambiente escolar a reflexão e o debate sobre a importância dos ambientes marinhos e polares para o Brasil e para o planeta; estimular a reflexão e o debate sobre inovação, desenvolvimento de tecnologias, ideias e soluções com potencial de transformação social e ambiental; divulgar a ciência e tecnologia, principalmente os avanços tecnológicos e científicos e ampliar a rede de pesquisadores e educadores interessados em divulgar a ciência a nível nacional. A Comissão Organizadora da PolarOn oferece uma formação de professores sobre os temas relacionados ao desenvolvimento do projeto com os alunos. Além da oportunidade dos alunos conhecerem os pesquisadores e suas pesquisas por meio das lives propostas.
Equipe: Alessandra Furtado e Fernanda Aihara
Premiados:
1- Isabela Rosa Carvalho
2- Mariah Sophia Figueiredo de Carvalho
3- Ozias Gustavo Teixeira Ávila da Silva
4- Rafaela Rosa Carvalho
5- Rauan Ronald Selestino Ferreira