Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2023 > 05 > IF Sudeste MG abre chamada de apresentações culturais para o VII ENNEABI e VII ERAS
conteúdo

Geral

IF Sudeste MG abre chamada de apresentações culturais para o VII ENNEABI e VII ERAS

Instituição sediará em setembro o VII Encontro Nacional de NEAB, NEABI e grupos correlatos da Rede Federal e abre inscrições para apresentações artísticas e/ou culturais
IF Sudeste MG abre chamada de apresentações culturais para o VII ENNEABI e VII ERAS

IF Sudeste MG abre chamada de apresentações culturais para o VII ENNEABI e VII ERAS

Falar de Rede Federal e relações raciais também é falar de riqueza de expressões artísticas e culturais. Por isso, em um evento desta temática não pode faltar sons, cores, cultura e muita arte.  Pensando nisso, a Comissão Organizadora do VII ENNEABI e VII ERAS divulga nesta terça-feira, dia 09 de maio, a chamada para apresentações artísticas e/ou culturais que juntas formarão a programação do evento. As inscrições vão de 08 de maio a 02 de junho. 

Com o tema "A Rede Federal na Encruzilhada: entre resistências e reconstruções”, o IF Sudeste MG sediará no Campus São João del-Rei o VII Encontro Nacional de NEAB, NEABI e grupos correlatos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e VII ERAS (Encontro de Relações Raciais e Sociedade) que será realizado nos dia 14 a 16 de setembro de 2023. A programação ainda está sendo definida.

A Comissão Organizadora tem como presidente a Pró-Reitora de Extensão, Professora Rosana Machado, primeira pró-reitora negra da instituição e é formada por mais de 40 servidores de institutos federais de diversas partes do país.

A chamada tem como objetivo selecionar apresentações artísticas e/ou culturais (individuais e coletivas/grupo) para serem apresentadas durante o evento. As propostas  deverão estar em conformidade com os objetivos do evento e, por meio da arte e cultura, dialogar com as diversas temáticas referentes às relações étnico-raciais presentes na sociedade brasileira.

As apresentações serão realizadas nos dias 14/09/2023, 15/09/2023 e 16/09/2023 nos espaços de realização do evento, a serem posteriormente divulgados.

Podem propor apresentações artísticas e/ou culturais docentes, técnicos administrativos, discentes dos institutos federais e de outras instituições de ensino e representantes da comunidade externa (artistas, grupos culturais, teatrais, dança, performance, dentre outros).

As propostas de artísticas e/ou culturais deverão ser submetidas exclusivamente por meio do link: https://forms.gle/Uf1PfGtknRPaUQc1A .

 

Sobre o ENNEABI

O ENNEABI foi idealizado com o objetivo de criar um espaço coletivo e político de troca de experiências, debates, reflexões e formação capaz de agregar instituições e sujeitos de todo o Brasil que compõem a Rede de Educação Profissional e Tecnológica. Em uma busca constante e articulada para garantir a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que tornaram obrigatórios o Ensino de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena, mas também elaborar reflexões sobre as leis Lei nº 12.711/2012 (cotas para ingresso de estudantes nas instituições federais de ensino) e a Lei 12.990/2014 (cotas para ingresso no serviço público federal).

Desde 2015, já foram realizados seis encontros: Belém-IFPA (2015), São Luís-IFMA (2016), Campos dos Goytacazes – IFRJ (2017), Salvador-IFBA (2018) e Alagoas-IFAL (2019), ocasião em que se deliberou para que o VI encontro ocorresse no IFSP (2020), e que, devido à pandemia, ocorreu de forma remota. O VII Encontro Nacional acontecerá no período de 14 a 16 de setembro de 2023, nas dependências do Instituto Federal de Minas Gerais (IF Sudeste MG) - Campus São João del-Rei.

A proposta é que se possa discutir no VII ENNEABI o papel da Rede Federal nesse momento histórico que estamos vivenciando. Na sequência de um período de falta de investimentos em educação e políticas públicas pela igualdade racial, percebeu-se um aumento significativo no cotidiano escolar fenômenos excludentes, envolvendo a prática do racismo, da discriminação racial, de gênero, homofobia, bullying racista e desrespeito religioso, entre outras. Entende-se que tais práticas, ao longo do tempo, vêm prejudicando o acesso, permanência e sucesso escolar dos estudantes.

Nesse momento de retorno do Ministério da Igualdade Racial, cuja ministra é Anielle Franco, irmã de Marielle e a criação do Ministério dos Povos Indígenas, sob comando de Sônia Guajajaras, espera-se que novas políticas públicas apontem para ampliação do acesso às instituições de ensino públicas federais, em todas as modalidades e a defesa da equidade, da diversidade e do respeito nos ambientes acadêmicos.

 

Para acessar as orientações da chamada, clique aqui

Para acessar o site do evento, clique aqui