Geral
Alunos de graduação retornam do Projeto Rondon e comemoram os resultados
ALUNOS DE GRADUAÇÃO RETORNAM DO PROJETO RONDON E COMEMORAM OS RESULTADOS
Na bagagem, experiências e muito aprendizado. Durante duas semanas do mês de julho, os alunos dos cursos de graduação de Gestão Ambiental, Recursos Humanos, Logística e Gestão de TI do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei participaram como rondonistas na Operação Sentinelas Avançadas do Projeto Rondon, no município de Alto Alegre dos Parecis, Estado de Rondônia.
A ideia de levar a juventude universitária a conhecer a realidade brasileira e a participar do processo de desenvolvimento surgiu em 1966, durante reunião realizada no Rio de Janeiro, com a participação de universidades do então Estado da Guanabara, do Ministério da Educação e Cultural e de especialistas em educação.
Em 11 de julho de 1967 inicia-se em Rondônia o Projeto Rondon, com uma equipe formada por 30 universitários e dois professores de universidades do antigo Estado da Guanabara. A primeira missão teve a duração de 28 dias. Agora, pela terceira vez, o Projeto Rondon foi realizado em Rondônia na Operação Sentinelas Avançadas, referência ao hino do Estado. Os alunos do If Sudeste MG tiveram a experiência de atuar no local onde se iniciou o projeto e ainda, voar pela FAB, outra experiência única.
Já no município de Alto Alegre dos Parecis, os alunos puderam aplicar as oficinas ligadas ao eixo do Conjunto B - Comunicação, Meio Ambiente, Trabalho, Tecnologia e Produção. Dentre as mesmas, destacaram-se as oficinas “Montagem e Manutenção de Computadores”, “Automaquiagem”, “Música com Flautas - Bem-te-vi”, “Elaboração de Projetos”, “Programas e Fomento”, “Básico de Calc/ Writer e Impress”, “Compostagem”, “Sabão Ecológico”, “Plano Comunicacional Ecoturístico - Cachoeiras”, “Conhecendo SNUC e Serviços Ambientais”, dentre outras.
"Os alunos puderam vivenciar na prática o lema do Rondon :lição de vida e de cidadania”, conclui a coordenadora do Projeto Rondon no Campus SJDR, Professora Alessandra Furtado que junto ao Professor Alexandre Furtado acompanharam as turmas em mais esta aventura.
Sobre o Projeto Rondon
O Projeto Rondon teve esse nome em homenagem ao bandeirante do século XX, o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon. Os alunos tiveram também a oportunidade de conhecer o Memorial Rondon, As Três Caixas D Água, Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, Mirante do Rio Madeira, locais de destaque turístico e que fizeram parte das atividades enquanto estavam no Batalhão do Exército em Porto Velho. Os alunos tiveram um treinamento de sobrevivência denominado “Selva” no qual puderam conhecer as principais técnicas de sobrevivência na selva amazônica bem como os produtos naturais da região.