Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2024 > 05 > Comando de Greve Local promove campanha de arrecadação com Trilha solidária

Comando de Greve Local promove campanha de arrecadação com Trilha solidária

Inscrições para participar será um fardo de água potável ou material de limpeza
COMANDO DE GREVE LOCAL PROMOVE CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO COM TRILHA SOLIDÁRIA

O Comando de Greve Local dos servidores docentes somam forças com a Brigada 01- Combate Voluntário a Incêndios Florestais e a  Direção de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (DEPPI) do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei e promovem a arrecadação de donativos para os atingidos das enchentes do estado do Rio Grande do Sul com a realização neste domingo, dia 26 de maio, o evento Trilha Solidária.

A Trilha Solidária sairá às 08 horas do ponto de encontro em frente a Igreja do Sr. dos Montes. As inscrições serão realizadas no local e para participar será necessário a doação de um fardo de água potável ou material de limpeza. O objetivo desta ação, além de ser uma das atividades promovidas pelo movimento paredista é arrecadar donativos para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.

Outras ações

Além do Comando de Greve Local docentes, o Comando de Greve Local TAE também está promovendo uma ação de arrecadação para os sobreviventes das enchentes.

As fortes chuvas que atingem o estado estão deixando mortos, feridos e desabrigados. Neste momento, os itens mais necessários são  água potável, colchões novos ou em bom estado, roupa de cama, roupa de banho, cobertores, ração animal e cestas básicas, preferencialmente fechadas para facilitar o transporte. Além disso, poderão ser doados vestuário e calçados com foco em itens para o frio, considerando que o estado passa agora por uma frente fria que fez com que as temperaturas despencassem e agrava a situação dos mais de 80 mil desalojados que estão em abrigos provisórios em diversas cidades.

A orientação é que, em caso de doação de calçados, os pares sejam amarrados juntos, para não correr o risco de se separarem no transporte e triagem das doações e facilitar sua destinação aos necessitados.

Entenda as enchentes do RS

As enchentes no Rio Grande do Sul em 2024 referem-se às inundações que ocorrem no estado brasileiro do Rio Grande do Sul entre o final de abril e início de maio de 2024. O governo gaúcho classificou a situação como "a maior catástrofe climática" da história do estado.

Em várias cidades, no período entre 26 de abril e 2 de maio, chegou a chover de 500 a 700 mm, correspondendo a um terço da média histórica de precipitação para todo um ano, e em muitas outras a precipitação ficou entre 300 e 400 mm. Dados do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostram que as chuvas de maio levaram 14,2 trilhões de litros de água para o lago Guaíba, volume que equivale a quase metade do reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

A precipitação excessiva afetou mais de 60% do território estadual e até às 9 horas do dia 14 de maio, 450 municípios reportaram danos, sendo registrados 147 mortos, 125 desaparecidos e 806 feridos. Mais de 2,12 milhões de pessoas foram afetadas e mais de 615 mil tiveram de sair de suas casas. Mais de 640 mil residências tiveram o abastecimento de água cortado e mais de 440 mil clientes ficaram sem energia elétrica. Ocorreram bloqueios em dezenas de pontos nas estradas estaduais por deslizamentos de terra, alagamento, destruição da pista ou queda de barreiras e árvores.

No dia 5 de maio o governo federal decretou estado de calamidade pública.No mesmo dia, a inundação do Guaíba, lago que cerca a capital Porto Alegre, atingiu a marca de 5,33 metros, superando a histórica enchente de 1941. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) estimou que as enchentes causaram prejuízos de 4.6 bilhões de reais, sendo que cerca de 78% dos municípios gaúchos foram afetados, resultando em danos principalmente no setor habitacional

Fonte: https://pt.wikipedia.org