Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2024 > 06 > Retorno às aulas dia 03 julho: Direção-Geral comunica retomada do calendário após a greve

Destaque

Assinatura do acordo com as categorias docentes e técnicos administrativos e o MGI ocorreu nesta quarta-feira, dia 27 de junho, dando fim à greve nacional da Educação.
RETORNO ÀS AULAS DIA 03 JULHO: DIREÇÃO-GERAL COMUNICA RETOMADA DO CALENDÁRIO APÓS A GREVE

A Direção Geral do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei comunica nesta sexta-feira, dia 28 de junho, o retorno das aulas marcado para a próxima quarta-feira, 03 de julho. A data foi definida após assinatura do Termo de Acordo entre as entidades sindicais e o MGI que determinou o fim da greve.

O Comando de Greve Local Docente entregou nesta sexta-feira, dia 28 de junho, o ofício que define a data de retorno às atividades no dia 03 de julho, permitindo a volta às aulas e o retorno do calendário acadêmico. O calendário será retomado em resolução ad referendum. Posteriormente, o Conselho de Campus será convocado para referendar a retomada das atividades letivas e aprovação do novo calendário proposto pela Direção de Ensino.

Já o Comando de Greve Local TAE se reunirá na segunda-feira, dia 01 de julho. A previsão é que também retornem no dia 03 de julho, conforme determinado o prazo limite pelo SINASEFE (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica) de retorno 04 dias úteis depois da assinatura do acordo que ocorreu nesta quarta, dia 27.

Sobre a assinatura do acordo

Segundo matéria do G1, o governo federal, por meio do MGI (Ministério da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos) e entidades de servidores federais da educação assinaram nesta quinta-feira (27) um acordo para encerrar a greve nas universidades e institutos federais.

Assinaram o acordo o Sindicato Nacional dos docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) e a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico- administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra).

A proposta acatada pelos professores e técnicos administrativos das universidades e institutos federais prevê a reestruturação da carreira, com ganhos de 9%, em janeiro de 2025; e 3,5%, em maio de 2026. E outras pautas como recomposição de orçamento das instituições, RSC para a categoria TAE e a revogação de portarias e decretos dos governos anteriores.

Fonte: Governo e servidores federais da educação assinam acordo para encerrar greve | Economia | G1 (globo.com)