Geral
Projeto de Extensão e NEABI entrega livros na Comunidade Quilombola de Curralinho dos Paulas
PROJETO DE EXTENSÃO E NEABI ENTREGA LIVROS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE CURRALINHO DOS PAULAS
No dia 03 de julho, os coordenadores do Projeto de Extensão "Era uma vez no quilombo: contação de histórias, jogos e brincadeiras afro-centradas”, Amanda Silveira e Diogo Matos, a presidente do Núcleos de Estudos Afrobrasileiros Indígenas (NEABIs) do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei, Juliana Rodrigues e a Pró-Reitora de Extensão, Rosana Machado realizaram a doação de livros para a Escola Municipal Rosa Soares Penido, parceira do projeto.
A doação é fruto de recursos do Edital 02/2022 “O Brasil é o café e o café é o negro", voltado para o fortalecimento dos NEABIs do IF Sudeste MG. As ações do projeto aconteceram entre os anos 2022 e 2023. Para a Escola Municipal Rosa Soares Penido foram doados 40 exemplares de 20 título de literatura infanto-juvenil afrocentrada. Outros 238 exemplares de 40 títulos diferentes, incluindo livros infantis, literários e acadêmicos também serão incorporados ao acervo da Biblioteca do Campus São João del-Rei e parte para a construção do acervo do próprio NEABI.
Segundo o coordenador do Projeto de Extensão " Era uma vez no quilombo", o pedagogo Diogo Matos, "o desenvolvimento de projetos de extensão, com esse objetivo de trabalhar com as crianças desde a primeira infância, com o letramento racial, sobretudo dentro da comunidade quilombola, é muito importante para que a gente possa justamente construir nessas crianças desde cedo princípios, valores, saberes, que dizem respeito à diversidade, a como lidar com as diferenças e principalmente como combater o racismo", explica
Para ele, esse é um dos grandes objetivos do projeto, ao longo de toda a sua execução, para que as crianças percebam isso dentro da escola, na relação com os colegas e também em casa e nas suas comunidades rurais. Então essa é uma perspectiva que o projeto tem e é de fundamental importância a continuidade e a realização de projetos. Com esse objetivo e projetos, com essa finalidade.
Sobre o Programa Brasil é o Café
Segundo matéria publicada no site do IF Sudeste MG, a doação dos livros com produções literárias, acadêmicas e científicas relacionadas à temática das relações étnico-raciais consistiu em uma das etapas da ação extensionista: a criação da biblioteca antirracista. As 13 escolas receptoras estão localizadas nas regiões em que atuam sete campi do IF Sudeste MG e foram selecionadas via chamada pública. Duas delas são escolas quilombolas. Ao todo, foram doados 642 livros e investidos R$27.402,52.
Sobre os NEABIs
Os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), regulamentados pela Resolução CONSU nº 58/2020, trabalham para ajudar a promover ações de Ensino, Pesquisa e Extensão relacionadas às identidades e relações étnico-raciais e ao combate ao racismo.