Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2024 > 07 > 15ª edição do Simpósio de Pesquisa e Inovação (SIMPESQ) já tem data para acontecer

Pesquisa

Esse evento, programado para ocorrer de 16 a 19 de outubro de 2024, destaca-se como uma iniciativa fundamental para promover a interação e o diálogo entre os múltiplos campos do conhecimento
15ª EDIÇÃO DO SIMPÓSIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO (SIMPESQ) JÁ TEM DATA PARA ACONTECER

Julho pode ser período de férias para a maioria das escolas. Mas, com a retomada das aulas após a greve, que suspendeu o calendário de 29 de abril a 02 de julho, o IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei está a todo vapor e retoma o calendário de eventos tradicionais previsto para o ano letivo.

A aprovação do calendário acadêmico vai acontecer no Conselho de Campus nesta quinta-feira, dia 11 de julho. No entanto,  a 15ª edição do Simpósio de Pesquisa e Inovação (SIMPESQ), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais- Campus São João del-Rei já tem data para acontecer: 16 a 19 de outubro.

Segundo a Comissão Organizadora, esse evento, programado para ocorrer de 16 a 19 de outubro de 2024, destaca-se como uma iniciativa fundamental para promover a interação e o diálogo entre os múltiplos campos do conhecimento. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus São João del-Rei, abarca cursos de graduação (bacharelado e Tecnólogos), diversas modalidades de cursos técnicos (incluindo integrados ao ensino médio), cursos de pós-graduação, entre outros.

O XIV Simpósio De Pesquisa e Inovação terá como tema: "“BIOMAS DO BRASIL: DIVERSIDADE, SABERES E TECNOLOGIAS SOCIAIS”,em consonância com a 21ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia do (SNCT) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O evento terá como principal objetivo oportunizar um espaço para troca de conhecimentos e experiências entre professores, estudantes, profissionais de diferentes áreas e público em geral. Dessa forma, almeja-se fomentar um ambiente de aprendizado interdisciplinar que além de discutir o tema proposto pela 21ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, possa também explorar os saberes acumulados ao longo de gerações pelos indivíduos que habitam as diferentes regiões do país, propiciando ações voltadas para a educação científica e a popularização da ciência.

Ao longo dos três dias do evento, os participantes terão acesso a uma programação diversificada, composta por palestras, oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos desenvolvidos pela comunidade acadêmica."Dessa forma, contamos com a participação da comunidade acadêmica e público externo para abrilhantar nosso evento.", afirma a Professora Gilma Aparecida Santos Campos, uma das responsáveis pela Comissão Organizadora do Evento.

Sobre o tema deste ano

Conforme a Ministra do MCTI, Luciana Santos, o tema "“BIOMAS DO BRASIL: DIVERSIDADE, SABERES E TECNOLOGIAS SOCIAIS” vem representar o comprometimento na abordagem de questões relevantes que estão relacionadas à biodiversidade de nosso país. Também traz, as riquezas contidas nos conhecimentos tradicionais, o respeito por eles, bem como o seu papel transformador por meio da tecnologia social.

A Tecnologia Social propõe o desenvolvimento inovador, enfatizado pela participação coletiva na arte de “organização, desenvolvimento e implementação, aliando saber popular, organização social e conhecimento técnico-científico”.

Sobre a SNCT

Segundo o site do MCTI, instituída em 2004 por decreto do presidente Lula, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é realizada todos os anos durante o mês de outubro pelo MCTI em parceria com unidades de pesquisa, agências de fomento e entidades vinculadas, comunidade científica, universidades, instituições de ensino de pesquisa, escolas, museus e jardins botânicos, secretarias estaduais e municipais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

Com programação descentralizada, visa mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida.

Fonte: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2024/02/mcti-anuncia-tema-da-21a-semana-nacional-da-ciencia-e-tecnologia

Arte: Liliane Chaves