Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2024 > 09 > Projeto Encruzilhadas abre inscrições para Roda de Conversa com o EMI

Projeto Encruzilhadas abre inscrições para Roda de Conversa com o EMI

O projeto de Ações de Ensino “Encruzilhadas: A intersecção do Letramento Racial e Feminismo no Ensino Médio Integrado para Transformação Social” tem como foco rodas de conversa com o Ensino Médio
Projeto Encruzilhadas abre inscrições para Roda de Conversa com o EMI

As Coordenadoras do Projeto de Ensino com Foco nas Ações Inclusivas, Juliana Rodrigues e Larissa Mendes, convidam as alunas dos cursos Técnico Integrado ao Ensino Médio (Edificações/Meio Ambiente) a se inscreverem para participarem da atividade "Roda de Conversa: Feminismo e relações raciais" que faz parte das atividades propostas pelo Projeto de Ações de Ensino "Encruzilhadas: A intersecção do Letramento Racial e Feminismo no Ensino Médio Integrado para Transformação Social”. As inscrições são de 26 de setembro a 10 de outubro, data prevista para o início das atividades.

As atividades ocorrerão de forma semanal em dois horários: terças-feiras de 16h20 às 17h30 e quintas-feiras de 15h30 às 16h20, alternando com a realização dos Projetos Integradores já previstos para cada curso. A ideia dos dois horários é que as estudantes que participam dos Projetos Integradores na quinta-feira, possam participar da Roda de Conversa na terça-feira e aquelas que têm atividades já previstas na terça, participem da Roda de Conversa na quinta-feira.

" A ideia do projeto é formar, informar, debates e promover o fortalecimentos das mulheres, sua compreensão da sociedade patriarcal em que vivemos e as raízes das violências a que estamos submetidas. Ao mesmo tempo, permitir o letramento racial debatendo sobre a interseccionalidade de preconceitos e como juntas podemos promover uma sociedade melhor para todos, a começar pela nossa comunidade escolar", explica Juliana Rodrigues uma das coordenadoras do Projeto Encruzilhadas.

Embora seja focado nas alunas do Ensino Médio Integrado, estudantes do ensino superior que desejam participar do projeto, podem se inscrever também.

As inscrições deverão ser realizadas pelas estudantes por meio do formulário: https://forms.gle/DrLFjRg8XD1whGLX6

Sobre o Projeto Encruzilhadas

O projeto de Ações de Ensino Encruzilhadas: A intersecção do Letramento Racial e Feminismo no Ensino Médio Integrado para Transformação Social” tem como proposta o desenvolvimento de diversos encontros temáticos versando sobre Racismo, Feminismo, Letramento Racial e o papel da mulher e, em especial, da mulher negra na sociedade, cujos objetivos visam à promoção do debate sobre pertencimento racial (negro ou não), atentando para as relações entre o privilégio branco e o racismo, sobre o machismo estrutural e como combate-lo para uma sociedade menos violenta com as mulheres.

Além disso, contribui para a construção de uma sociedade antirracista e anti machista a partir de uma educação voltada para questões de equidade racial e de gênero. O “Projeto Encruzilhadas” visa ainda organizar junto aos voluntários e alunos bolsistas o VIII Encontro de Relações Raciais e Sociedade (ERAS). A previsão de realização do evento será em novembro de 2024.