Ensino
Alunos do Campus São João del-Rei seguem para a segunda fase do OBBiotec 2024
O Campus São João del-Rei do IF Sudeste MG tem motivos para comemorar. Dos alunos que fizeram a prova para as Olimpíadas Brasileiras de Biotecnologia, edição 2024, 09 alunos conseguiram passar para a segunda fase da competição.
Em São João del-Rei, a Professora Alessandra Furtado Fernandes é uma das entusiastas da OBBiotec e orienta e auxilia, junto a outros docentes, os alunos do Ensino Médio Integrado (Edificações/Meio Ambiente) interessados em realizar as provas. A segunda etapa da OBBiotec ocorrerá nos dias 01 e 03 de outubro na escola, sob monitoramento das professoras Alessandra Furtado (Coordenadora e representante da OBBiotec no IF Sudeste MG), Monik Diniz e Fernanda Aihara.
Sobre a OBBiotec
Segundo o site oficial da Olimpíada, https://www.obbiotec.com.br/ , dos primeiros competidores olímpicos até os cientistas de hoje nos laboratórios do mundo todo, o desejo de superar limites, vencer desafios, explorar possibilidades e desbravar os mistérios do universo tem sido uma força motivadora. Motivação que cresce com o ser e tornar-se humano, desde a infância e ao longo da vida, a ser cultivada na maravilhosa experiência de aprender e criar. A Olimpíada Brasileira de Biotecnologia se encaixa neste contexto de experiência viva.
Por isto nasceu a Olimpíada Brasileira de Biotecnologia, para manter viva a chama da curiosidade, para unir forças pela educação das novas gerações, de forma ética, científica e humanizada, para que nossos queridos estudantes da educação básica – cientistas de novos tempos – mantenham vivo o espírito investigativo, criativo: o espírito da ciência, a chama do aprender.
Como funciona?
A OBBiotec será realizada em duas etapas. Em cada etapa o aluno realizará uma prova (por meio digital: computadores, notebooks, tablets ou smartphones), contendo 20 questões objetivas em um período de até 2 horas. Os temas abordados nas provas serão: Biotecnologia e desenvolvimento humano; Código genético; Biotecnologia molecular; Bioinformática; Alimentos transgênicos, entre outros.
O resultado das provas será divulgado no site da OBBiotec, com a classificação dos vencedores da etapa nacional e das regionais (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul). Todos os estudantes que realizarem a prova receberão certificado de participação na OBBiotec. Também serão distribuídos certificados de Menção Honrosa (para aqueles que acertarem, pelo menos 90% da pontuação do primeiro colocado) e o Prêmio Menina Biotec (concedido a estudante que obtiver a maior nota da edição da OBBiotec).
Relação de alunos na 2ª fase:
Aila Mitidieri Cintra
Augusto Alves dos Santos
Isaac da Silva Pinto Mota
Marianna Guse e Silva
Pedro Gouveia Caldeira
Salomé Noãn Assunção
Solene Regina de Sousa Beraldo
Thomas Nascimento Gonçalves
Vitória Grossi Carvalho
Saiba mais no site OBBiotec: https://www.obbiotec.com.br/a-olimpiada/provas-e-gabaritos/