Geral
Comunidade avalia demandas prioritárias do Orçamento Participativo 2025
Chegamos à uma importante etapa do Orçamento Participativo 2025 do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei. É hora de avaliar as demandas recebidas para serem executadas com o orçamento 2025. Servidores e alunos tem até 18 de outubro para ajudarem a gestão a definir as prioridades.
Conforme Regulamento ( ver link abaixo) algumas demandas foram recebidas por meio do PGC e outras por meio de formulário Google (demandas de discentes e as sem necessidade de licitação). Todas as 49 demandas foram agrupadas no mesmo formulário de avaliação: https://forms.gle/pcX3DthFxd8iGgSs5
Segundo o Diretor de Administração, César Augusto Neves, o objetivo do Regulamento do Orçamento Participativo é estabelecer um instrumento racional e transparente de priorização na execução orçamentária.
Após essa classificação, segundo o Regulamento, os diretores, juntamente com a Direção-Geral do Campus, avaliarão as demandas, novamente. Os valores atribuídos nas duas avaliações (Servidores e Gestão) serão somados e as despesas serão ordenadas, de acordo com sua respectiva ação orçamentária.
Como começou este processo?
Na reunião do Conselho de Campus do dia 06 de março, foi apresentado o novo regulamento e o cronograma do orçamento participativo de 2025 que foi aprovado. Em abril, os servidores e unidades administrativas, de forma participativa, puderam apresentar as demandas e agora contribuirão com a classificação.
No entanto, devido a greve que perdurou entre 22 de abril e 03 julho, o cronograma do Orçamento Participativo 2025 foi temporariamente suspenso. Após o retorno das atividades, o calendário foi retomado e as sugestões de servidores e alunos puderam ser realizadas em agosto.
O que mudou em 2024?
Como explica César, neste ano, temos duas grandes novidades: os representantes discentes poderão participar das avaliações e a metodologia de análise está mais acessível e abrangente, conforme explicações presentes no próprio formulário.
Diferente de 2023, em que todos os técnicos administrativos e os docentes enviaram para as chefias imediatas o Anexo I do Regulamento preenchido por e-mail, desta vez , os requisitantes enviaram os Documentos de Formalização de Demanda – DFD, por meio da ferramenta Planejamento e Gerenciamento de Contratações – PGC, no Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais – SIASG.
Já os representantes do segmento discente puderam enviar demandas à Direção-Geral. Todos os servidores e os representantes do segmento discente poderão avaliar as demandas não essenciais, de acordo com a metodologia estabelecida pela DAD no Regulamento do Orçamento Participativo 2025.
Dúvidas, críticas e sugestões também podem ser enviadas para os e-mails administracao.sjdr@ifsudestemg.edu.br ou gabinete.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Para acessar Regulamento de Orçamento Participativo, clique aqui