Extensão
Projeto Encruzilhadas abre inscrições para Roda de Conversa servidoras e comunidade
As Coordenadoras do Projeto de Ensino com Foco nas Ações Inclusivas, Juliana Rodrigues e Larissa Mendes, convidam servidoras e colaboradoras do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei e comunidade externa a se inscreverem em um horário exclusivo que será aberto às terças-feiras, às 14 horas para que as interessadas participem da atividade "Roda de Conversa: Feminismo e relações raciais" que faz parte das atividades propostas pelo Projeto de Ações de Ensino "Encruzilhadas: A intersecção do Letramento Racial e Feminismo no Ensino Médio Integrado para Transformação Social”.
As inscrições são de 04 a 10 de novembro, com data prevista para o início das atividades no dia 11 de novembro. As atividades ocorrerão de forma semanal: terças-feiras de 14h às 15h até fevereiro de 2025 (exceto no recesso do final do ano)
" A ideia do projeto é formar, informar, debates e promover o fortalecimento das mulheres, sua compreensão da sociedade patriarcal em que vivemos e as raízes das violências a que estamos submetidas. Ao mesmo tempo, permitir o letramento racial debatendo sobre a interseccionalidade de preconceitos e como juntas podemos promover uma sociedade melhor para todos, a começar pela nossa comunidade", explica Juliana Rodrigues uma das coordenadoras do Projeto Encruzilhadas.
As inscrições deverão ser realizadas pelas estudantes por meio do formulário: https://forms.gle/DrLFjRg8XD1whGLX6
Sobre o Projeto Encruzilhadas
O projeto de Ações de Ensino “Encruzilhadas: A intersecção do Letramento Racial e Feminismo no Ensino Médio Integrado para Transformação Social” tem como proposta o desenvolvimento de diversos encontros temáticos versando sobre Racismo, Feminismo, Letramento Racial e o papel da mulher e, em especial, da mulher negra na sociedade, cujos objetivos visam à promoção do debate sobre pertencimento racial (negro ou não), atentando para as relações entre o privilégio branco e o racismo, sobre o machismo estrutural e como combate-lo para uma sociedade menos violenta com as mulheres.
Além disso, contribui para a construção de uma sociedade antirracista e anti machista a partir de uma educação voltada para questões de equidade racial e de gênero. O “Projeto Encruzilhadas” visa ainda organizar junto aos voluntários e alunos bolsistas o VIII Encontro de Relações Raciais e Sociedade (ERAS). A previsão de realização do evento será entre 18 e 19 de novembro de 2024.