Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2024 > 12 > Pesquisa de Doutorado foca na inclusão de alunos com TDAH no IF Sudeste de MG
conteúdo

Ensino

Pesquisa de Doutorado foca na inclusão de alunos com TDAH no IF Sudeste de MG

A TAE, Alexandra Oliveira, desenvolveu uma pesquisa de Doutorado pela UFMG, a qual explora a relação entre questões de identidade dos alunos com Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
PESQUISA DE DOUTORADO FOCA NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TDAH NO IF SUDESTE DE MG

PESQUISA DE DOUTORADO FOCA NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TDAH NO IF SUDESTE DE MG

A técnica em Assuntos Educacionais, membro da equipe pedagógica da coordenação de ensino (COEN) e vice-coordenadora do Núcleo de Ações Inclusivas (NAI) do IF Sudeste de Minas Gerais – Campus São João del Rei, Alexandra Oliveira, desenvolveu uma pesquisa de Doutorado pela UFMG, a qual explora a relação entre questões de identidade dos alunos com Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), a aprendizagem da língua inglesa e o uso de tecnologias educacionais.

A pesquisa enfatiza a importância de compreender os fatores que moldam a concepção de si desses alunos, como métodos de ensino, apoio familiar e a relação professor-aluno, elementos essenciais para fortalecer a autoestima e superar desafios no processo de aprendizagem. Segundo Alexandra, “a compreensão dessa intrincada rede influências fornece apoio eficaz e promover o desenvolvimento de experiências positivas”.

“As contribuições teóricas e práticas apresentadas na pesquisa visam criar um ambiente educacional mais acolhedor, adaptado às necessidades contemporâneas e capaz de promover a inclusão e o desenvolvimento de todos os alunos. Ao reforçar a valorização da diversidade e a importância de práticas pedagógicas sensíveis às demandas dos alunos com TDAH”, explica Alexandra sobre a pesquisa. Segundo a doutora recém-formada, a tese oferece caminhos significativos para uma educação mais inclusiva, beneficiando tanto os discentes com tal transtorno quanto a comunidade educacional como um todo.

 Para acessar a tese completa acesse aqui

Texto: Alexandra Oliveira

Revisão: Juliana Rodrigues

registrado em: