Ensino
Pesquisa de Doutorado foca na inclusão de alunos com TDAH no IF Sudeste de MG
A técnica em Assuntos Educacionais, membro da equipe pedagógica da coordenação de ensino (COEN) e vice-coordenadora do Núcleo de Ações Inclusivas (NAI) do IF Sudeste de Minas Gerais – Campus São João del Rei, Alexandra Oliveira, desenvolveu uma pesquisa de Doutorado pela UFMG, a qual explora a relação entre questões de identidade dos alunos com Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), a aprendizagem da língua inglesa e o uso de tecnologias educacionais.
A pesquisa enfatiza a importância de compreender os fatores que moldam a concepção de si desses alunos, como métodos de ensino, apoio familiar e a relação professor-aluno, elementos essenciais para fortalecer a autoestima e superar desafios no processo de aprendizagem. Segundo Alexandra, “a compreensão dessa intrincada rede influências fornece apoio eficaz e promover o desenvolvimento de experiências positivas”.
“As contribuições teóricas e práticas apresentadas na pesquisa visam criar um ambiente educacional mais acolhedor, adaptado às necessidades contemporâneas e capaz de promover a inclusão e o desenvolvimento de todos os alunos. Ao reforçar a valorização da diversidade e a importância de práticas pedagógicas sensíveis às demandas dos alunos com TDAH”, explica Alexandra sobre a pesquisa. Segundo a doutora recém-formada, a tese oferece caminhos significativos para uma educação mais inclusiva, beneficiando tanto os discentes com tal transtorno quanto a comunidade educacional como um todo.
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Texto: Alexandra Oliveira
Revisão: Juliana Rodrigues