Os cursos técnicos capacitam o aluno com conhecimentos teóricos e práticos, de forma mais focada e rápida, para atuação no setor produtivo. Buscam formar profissionais para o mercado de trabalho, mas também são capazes de preparar para uma formação mais ampla, permitindo ao aluno prosseguir nos cursos superiores. Entenda as modalidades:
Integrado
Nesta modalidade, o aluno faz o Curso Técnico integrado ao Ensino Médio, ou seja, ao mesmo tempo, e ambos no IF Sudeste MG. Para ingressar, o candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental ou concluí-lo até a data da matrícula. A seleção de candidatos é feita por meio de provas (processo seletivo), que acontecem uma ou duas vezes ao ano, dependendo do curso.
Concomitante
Nesta forma de oferta, o aluno faz o Curso Técnico e o Ensino Médio também ao mesmo tempo, mas somente o curso técnico é feito do IF Sudeste MG. Assim, o aluno faz o Ensino Médio em outra instituição de ensino e, consequentemente, estuda em dois turnos diferentes. Para ingressar, o candidato deve ter concluído, pelo menos, a primeira série do Ensino Médio ou concluí-la até a data da matrícula. A seleção é feita por meio de sorteio (processo seletivo).
Subsequente
É o curso técnico voltado para quem já concluiu o Ensino Médio. Por isso, para ingressar nesta modalidade, o aluno deve ter este nível de escolaridade completo, ou completá-lo até a data da matrícula. O processo seletivo também é feito por meio de sorteio e é realizado uma ou duas vezes ao ano, dependendo do curso e da unidade que o oferta.
Conheça os cursos
Concomitantes ou subsequentes:
- Administração (1 ano e meio)
- Automação Industrial (2 anos)
- Eletrotécnica (2 anos)
- Logística (1 ano e meio)
- Manutenção de Sistemas Metroferroviários (2 anos)
- Mecânica (2 anos)
Subsequente:
- Guia de Turismo (a distância) (1 ano e meio)
Integrados:
- Eletrotécnica (3 anos)
- Guia de Turismo (3 anos)
- Mecânica (3 anos)