Você está aqui: Página Inicial > Institucional
conteúdo

CAMPUS SANTOS DUMONT

Missão: Educar e qualificar pessoas a fim de contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e social em seu âmbito de atuação. 

Visão: Ser uma instituição de referência no ensino e desenvolvimento de tecnologias para os setores de indústria, serviços e educação, no município de Santos Dumont e região. 

Valores: I - ter o setor rodoferroviário como diferencial de suas ações; II - formação inicial e continuada de professores; III - desenvolvimento do setor de hospitalidade e lazer; IV - ensino de qualidade; V - promoção de práticas de pesquisa e extensão; VI - foco no aluno; VII - valorização da pessoa e qualificação permanente; VIII - responsabilidade e comprometimento; IX - proatividade; X - comprometimento com a sociedade. 

 FACHADA 2.png

O Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais está em sintonia com a evolução do mercado e as tendências e investimentos nos setores de Indústria, Transportes, Gestão e Negócios, Turismo, Hospitalidade e Lazer e Educação. Atualmente oferece cursos técnicos nas seguintes áreas: Automação Industrial, Administração, Manutenção de Sistemas Metroferroviários, Logística, Eletrotécnica, Mecânica e Guia de Turismo. Em 2018, o IF trouxe a Santos Dumont seus dois primeiros cursos superiores públicos e gratuitos: a Licenciatura em Matemática e a Engenharia Ferroviária e Metroviária. Em 2019, a unidade também iniciou a pós-graduação lato sensu em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea.

Seis das formações técnicas oferecidas pelo Campus Santos Dumont (Automação Industrial, Administração, Manutenção de Sistemas Metroferroviários, Logística, Eletrotécnica e Mecânica) estão disponíveis na modalidade concomitante ou subsequente ao Ensino Médio, ou seja, podem cursá-las pessoas que ainda estão no Ensino Médio (2º ou 3º ano) ou que já tenham concluído esta etapa. O curso técnico em Guia de Turismo é oferecido a distância na modalidade subsequente ao Ensino Médio (para quem já concluiu este nível da educação). Três cursos (Guia de Turismo, Eletrotécnica e Mecânica) estão também na modalidade integrado ao Ensino Médio, que permite aos alunos a experiência de associar a educação básica a uma formação profissional.

Mural - Pai da Aviação.jpg

Ainda na condição de Campus Avançado, a instituição foi criada em 25 de fevereiro de 2010 pela resolução 002 do Conselho Superior do IF Sudeste MG. Antes da estruturação dos cursos e do início das atividades, houve uma ampla discussão, conduzida a partir de setembro de 2009 por uma comissão da qual fizeram parte: a Secretaria-Geral da Presidência da República, o Ministério da Educação, o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, a Prefeitura Municipal de Santos Dumont, o Centro Municipal de Educação Profissional de Santos Dumont (Cemep), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Departamento Nacional de Estrutura de Transportes (Dnit), a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), a Inventariança da extinta Rede Ferroviária Federal e o Instituto de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Duas grandes obras nos últimos anos permitiram não apenas a expansão física do Campus Santos Dumont, mas também a de serviços prestados à população. Mais salas de aulas, ambientes administrativos, equipamentos e laboratórios viabilizaram a criação em 2018 dos dois cursos superiores – a Licenciatura em Matemática, que atende a uma importante demanda por uma formação mais ampla de educadores matemáticos, e a Engenharia Ferroviária e Metroviária, a segunda do país (a outra graduação é ofertada pelo Centro Tecnológico de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina).

Com ações consolidadas também em Pesquisa e Extensão, o Campus Santos Dumont sediou em 2019 o mais importante evento da instituição: o Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (Simepe).

O IF Sudeste MG é herdeiro de uma tradição de oito décadas (completadas em maio de 2021) de Ensino Profissional de Santos Dumont, desde a Escola Profissional Fernando Guimarães até nosso antecessor imediato no bairro Quarto Depósito, o Centro Municipal de Educação Profissional.