Coordenação de Tecnologia da Informação
São competências da Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação:
- Prestar suporte técnico aos(às) usuários(as) dos recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação no campus;
- Viabilizar a criação de guias e manuais para a utilização de recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação;
- Gerenciar a infraestrutura acadêmica e administrativa de software e hardware;
- Prover a infraestrutura necessária para o desenvolvimento das atividades administrativas e acadêmicas;
- Prospectar tecnologias da informação e comunicação;
- Apoiar e orientar a comunidade acadêmica na especificação de equipamentos de Tecnologia da Informação e Comunicação, na emissão de pareceres técnicos em pregões eletrônicos e na conferência de equipamentos entregues por fornecedores;
- Analisar os equipamentos e o ambiente operacional a serem utilizados em projetos da instituição;
- Gerenciar a utilização de insumos e equipamentos de Tecnologia da Informação e Comunicação;
- Manter cadastro atualizado de softwares e equipamentos, contendo suas especificações técnicas;
- Gerenciar a implementação da rede física e lógica de distribuição de informação;
- Administrar os serviços das redes de comunicação, proporcionando segurança e desempenho;
- Executar rotinas de backup de dados;
- Manter operacional a infraestrutura de rede de comunicação;
- Executar planos de expansão da rede;
- Controlar o uso dos serviços de rede, de acordo com as políticas definidas pela instituição;
- Atuar na prospecção, implantação e manutenção de soluções que automatizem rotinas acadêmicas e administrativas;
- Apoiar a implantação de sistemas adquiridos de terceiros pela instituição;
- Definir as políticas de funcionamento dos serviços prestados na área de Tecnologia da Informação e Comunicação no âmbito administrativo-acadêmico do campus;
- Garantir o atendimento à legislação e às normas institucionais pertinentes à Tecnologia da Informação e Comunicação;
- Controlar e definir permissões de acesso aos(às) usuários(as) dos recursos disponibilizados;
- Efetuar empréstimo de equipamentos;
- Atuar em comissões e comitês específicos da área;
- Auxiliar no processo de elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) e suas revisões;
- Auxiliar no processo de elaboração do Plano de Contratações de Soluções de Tecnologia da Informação e Comunicações (PCTIC);
- Atuar e auxiliar nos processos de gestão de contratos de TIC, de acordo com as normas vigentes;
- Acompanhar, subsidiar e participar dos processos de licitações do campus, relativos à contratação de empresas para execução de projetos e serviços de TIC;
- Atuar na elaboração dos estudos técnicos preliminares precedentes à contratação de equipamentos, projetos e serviços de TIC;
- Assessorar a Administração Superior e apoiar as demais instâncias do campus em assuntos relativos à área de Tecnologia da Informação e Comunicação;
- Exercer outras competências que, por sua natureza, sejam-lhe correlatas ou atribuídas.