Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Extensão > Ações e Programas > Contaminação com a utilização do transporte coletivo: como solucionar parte deste problema? (2019 - Atual)

Período: Agosto/2019 a Dezembro/2019. Em andamento!

Descrição: O transporte é um direito social estabelecido pela Constituição Federal do 1988 e ao se tomar como foco o transporte coletivo de pessoas, percebe-se que é um dos mecanismos de circulação mais utilizados por grande parte da população brasileira. Levando em consideração a origem do transporte coletivo, podemos dizer que a tecnologia envolvida na atualidade é muito superior ao de sua origem, passamos de carroças à ônibus articulados. Contudo, pouco se evoluiu no quesito higiene deste meio de locomoção. Diversos estudos apontam os riscos para proliferação de microrganismos no ambiente do transporte coletivo e é neste sentido que este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de um produto para as poltronas dos ônibus, no intuito de diminuir a contaminação por microrganismos. O projeto será desenvolvido em três etapas: desenvolvimento do produto; desenvolvimento dos elementos relacionados à viabilidade; e desenvolvimento do instrumento de patente. O propósito é a construção do conhecimento sobre áreas importantes da administração aos alunos bolsistas e demais participantes do projeto,  além do beneficiamento dos usuários de transporte coletivo com a utilização do produto desenvolvido.

Alunos envolvidos: seleção em andamento.

Coordenação do projeto: Gisele de Freitas

Programa: Edital 03/2019 Extensão Tecnológica/Técnologia Social- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais