Projetos de Treinamento Profissional vigentes em 2022
Nº |
PROJETO |
COORDENADOR(A) |
1 |
A prática do profissional de secretariado O presente projeto de Treinamento Profissional foi idealizado para oportunizar ao discente a vivencia de uma experiência em ambiente profissional administrativo e atender a demanda por atividades práticas dos discentes do curso através da prestação de serviços secretariais demandados pelo Núcleo de Gestão e pelas coordenações dos cursos técnicos em Secretariado e em Transações Imobiliárias do Campus Juiz de Fora (que não possuem, em seus quadros funcionais, servidores técnico administrativos para supri-las). |
Roberta Calvano |
2 |
Auxílio à Manutenção e Suporte de Hardware do Setor de TI do Campus Juiz de Fora Suporte às atividades de manutenção regulares desenvolvidas pelos servidores responsáveis do setor de TI do Campus Juiz de Fora, e demandas esporádicas do campus, através da execução de atividades de prática profissional por discentes. |
Álisson Alves Almeida |
3 |
Conhecimentos Técnicos Aplicados na Rotina dos Laboratórios do Núcleo de Metalurgia O projeto é uma forma de capacitar o aluno de metalurgia em atividades práticas de laboratório ao mesmo tempo contribuir para manutenção e gestão dos laboratórios que demanda de muitas atividades, contribuindo para um melhor funcionamento e atendimento a todos os serviços solicitados aos laboratórios de metalurgia. |
Paula Graciele Silvestre Lucas |
4 |
Projeto de tratamento técnico da massa acumulada documental do CTU/UFJF e IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora É um projeto que realiza o tratamento técnico dos documentos de arquivo, contribuindo para sua preservação e para a diminuição da massa documental acumulada, visando sua organização e o acesso aos documentos de arquivo de forma mais eficaz, favorecendo um melhor atendimento ao público interno e externo da Instituição e contribuindo para a preservação desses documentos. |
Pollyana Esteves dos Reis Moreira |
5 |
Desenvolvimento de projetos microcontrolados utilizando o simulador Tinkercad Durante a pandemia novas metodologias de ensino-aprendizagem foram criadas, uma ferramenta fundamental que auxiliou professores e estudantes no estudo de circuitos eletrônicos, foi a utilização de simuladores e a produção de vídeos. Nesse contexto o projeto propõe o desenvolvimento de projetos microcontrolados, bem como a elaboração de vídeos explicativos. Ressalta-se que após a revisão e edição dos vídeos, os mesmos serão disponibilizadas em um canal no youtube. Além de contribuir na formação dos alunos, o desenvolvimento e a divulgação de projetos elaborados pelos próprios estudantes possibilitarão que pessoas externas à instituição e futuros alunos, conheçam um pouco mais sobre as potencialidades e habilidades desenvolvidas pelos nossos alunos. |
Francisco Augusto Lima Manfrini |
6 |
Desenvolvimento de um kit didático em Eletrônica de Potência O objetivo do projeto é o desenvolvimento de um kit didático para auxiliar o ensino de Eletrônica de Potência. O kit é formado por um conjunto de circuitos eletrônicos pré montados e circuitos acessórios que reproduzem, em escala reduzida, um determinado equipamento industrial. Durante o ensino em sala de aula, o kit deverá auxiliar os alunos na visualização do processo de montagem e na verificação do princípio de funcionamento dos circuitos. |
Frederico Toledo Ghetti |
7 |
Gerenciamento de resíduos do Laboratório de Pesquisas e Experimentos em Nanociência A gestão dos resíduos produzidos nos laboratórios é de fundamental importância para a Instituição garantir que suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão ocorram de forma ambientalmente adequada. Nesse sentido, desde 2014, quando foi elaborado o programa de gestão dos resíduos produzidos pelo Laboratório de Pesquisas e Experimentos em Nanociência (LPEN), instituiu-se o procedimento de incluir, em todos os projetos desenvolvidos no laboratório, o gerenciamento dos resíduos químicos gerados, em conformidade, com a Lei 12.305, Política Nacional de Resíduos Sólidos (Brasil, 2010), bem como a capacitação técnica na área de resíduos sólidos e educação ambiental. Nesse sentido esse projeto se propõe promover a capacitação técnica na área de resíduos sólidos; a educação ambiental, e, fomentar a conscientização acerca dos princípios da responsabilidade socioambiental e econômica nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Outrossim, o projeto propicia aos estudantes envolvidos uma contribuição para sua formação técnica profissional, visto que abarca conhecimentos e procedimentos integrados as disciplinas ofertadas pelo seu curso. |
Denise Barros de Almeida Barbosa |
8 |
Implantação dos procedimentos operacionais na gestão da Fonte Jr. No projeto anterior, (“Análise e aprimoramento do sistema de gestão de qualidade dentro do ambiente remoto.”, Edital 07/2021) foram estudadas as mudanças necessárias no sistema de gestão da qualidade dentro do ambiente remoto de trabalho, mapeados os principais processos de negócio, e criados PO´s (Procedimentos Operacionais) para documentar estes processos junto ao sistema de gestão da qualidade da empresa júnior do Campus Juiz de Fora (Fonte Jr). Como continuação do trabalho feito, a proposta deste projeto consiste na implantação, refinamento e acompanhamento destes procedimentos junto às diretorias e seus respectivos processos. |
Emerson Augusto Priamo Moraes |
9 |
Inspeção dos telhados do IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora utilizando drone O desenvolvimento tecnológico e a inovação são fundamentais para o crescimento econômico de qualquer país. Além disso, tem impacto direto na sociedade, pois com o desenvolvimento da tecnologia tem-se, cada dia mais, a inserção de equipamentos sofisticados e inovadores na vida das pessoas. Neste contexto, pode-se destacar o uso dos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT’s), que é uma tecnologia que apresentou um crescimento expressivo nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e aplicações nas últimas décadas. Os VANT’s, conhecidos popularmente como drones, são aeronaves que possuem a capacidade de sustentar voo sem a presença de um operador humano a bordo. Apesar desses veículos terem seu uso primário em aplicações militares, principalmente em missões de reconhecimento e espionagem, há um grande aumento na utilização em aplicações civis. Quando considerado em aplicações civis, além da utilização recreativa, podem-se destacar a entrega de produtos, o mapeamento e monitoração de uma região, o gerenciamento de queimadas, exploração de áreas de difícil acesso e inspeções diversas. Dentre as várias aplicações em inspeções, destaca-se a utilização de drones na inspeção de locais que oferecem riscos ao trabalho humano, como por exemplo, inspeção de uma linha de transmissão de energia elétrica, inspeções termográficas realizadas em altura, ou ainda inspeções relativas à manutenção em edificações, como por exemplo, no telhado. Portanto, de forma resumida, o objetivo deste projeto é auxiliar o Setor de Manutenção do IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora, através da realização de inspeções nos telhados utilizando drone, a partir da obtenção de imagens das áreas a inspecionar. |
Tales Pulinho Ramos |
10 |
Manutenção dos Equipamentos e Organização do Material Didático nos Laboratórios de Circuitos e Medidas Elétricas (LAMCE), de Instalações Elétricas (LINE) e de Automação e Acionamentos Industriais No momento atual de retorno das atividades presenciais do campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG, o presente projeto tem a intenção de fornecer aos discentes participantes uma experiência profissional prática (de suma importância para a sua formação), ao mesmo tempo em que pretende prover o suporte técnico e operacional necessário aos Laboratórios de Circuitos e Medidas Elétricas (LAMCE), de Instalações Elétricas (LINE) e de Automação e Acionamentos Industriais. Seu foco está concentrado na manutenção dos equipamentos e organização do material didático presente nesses laboratórios, visando otimizar a utilização dos mesmos, com base nas demandas presentes e futuras possíveis. Dessa forma, pretende-se garantir não somente a qualidade dos cursos impactados, mas também fornecer subsídios para as atualizações posteriores dos respectivos PPCs. |
Wagner Dias Rocha |
11 |
Lectur – Laboratório de Eventos O projeto irá auxiliar a todos os professores e alunos do Curso de Eventos em suas atividades práticas, irá organizar os materiais que compõem os Laboratórios do Curso de Eventos e assim, planejar regras de utilização dos mesmos e auxiliar na reserva e utilização desses espaços garantindo a integridade de todo material, além de dar suporte a todos professores, alunos e técnicos que sempre requisitam a utilização de nossos espaços e materiais tanto para aulas como para projetos de extensão. O projeto também oferece suporte aos eventos realizados por diferentes setores do campus quando requisitado. |
Maria Teresa Dominato de Almeida Mansur |
12 |
Mineralogia aplicada à metalurgia A demanda de profissionais no setor industrial, em específico, o técnico metalúrgico, promove a formação de mão de obra cada vez mais qualificada para esse setor. A partir disso, torna-se interessante a realização de um projeto de extensão que promova a multidisciplinaridade, com o intuito de desenvolver a capacidade de visão sistêmica do processo como um todo. O estudo das características dos minerais é uma das primeiras etapas para desenvolvimento de produtos minero-metalúrgicos e sua aplicação na sociedade moderna. A compreensão de toda a cadeia de produção mineral desde os passos inicias e a aplicação dos seus produtos no cotidiano vem a enriquecer a formação técnica dos alunos proporcionando, além disso, a possibilidade de conclusão da prática profissional. Os bolsistas e voluntários envolvidos vão se aprofundar no conhecimento teórico e prático de minerais, rochas e solos, aprendendo sobre identificação e classificação, além de contribuir para a catalogação do acervo e para a produção e pesquisa de novos itens e materiais didáticos que poderão ser incorporados ao laboratório de humanidades. Pretende-se também investir na divulgação e em exposições internas e externas do acervo e organizar visitas técnicas para que os alunos possam aprofundar seus conhecimentos. |
Kelly Cristina Ferreira |
13 |
Mineralogia aplicada ao meio ambiente A geologia é uma ciência interdisciplinar e é fundamental para os estudos ambientais, principalmente a partir da compreensão da geodiversidade. Esse ramo de conhecimento é também responsável para o estudo, localização, extração e gestão de recursos naturais, bem como para a identificação, minimização e mitigação dos impactos ambientais. Logo, a sua compreensão é de suma importância para a formação do profissional técnico em meio ambiente. Sendo assim, o objetivo do presente projeto é proporcionar aos alunos de meio ambiente o estudo da geologia e da geodiversidade com ênfase em mineralogia, rochas, fósseis e solos, oferecendo uma oportunidade de prática profissional. Os bolsistas envolvidos vão se aprofundar no conhecimento teórico e prático de minerais, rochas e solos, aprendendo sobre identificação e classificação, além de contribuir para a catalogação do acervo e para a produção e pesquisa de novos itens e materiais didáticos que poderão ser incorporados ao laboratório de humanidades. Pretende-se também investir na divulgação e em exposições internas e externas do acervo e organizar visitas técnicas para que os alunos possam aprofundar seus conhecimentos. Espera-se que com o projeto os alunos se interessem cada vez em aprofundar os estudos em geologia e concluam as horas necessárias para a prática profissional. |
João Paulo Lima de Miranda |
14 |
Ministrando um Ciclo de Palestras sobre Aplicações da Matemática II O projeto destina-se a alunos que tenham afinidade com a área Matemática e suas Aplicações, e que pretendam seguir carreira acadêmica. Os principais objetivos serão treinar o aluno para a docência, e ao mesmo tempo, oferecer aos demais alunos palestras e minicursos semanais sobre diversos assuntos relacionados a Matemática, Física e Engenharias. Para isso, eles terão que produzir materiais audiovisuais e escritos no ambiente do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), e estes serão utilizados para que eles ministrem palestras e minicursos presenciais para os diversos cursos superiores que temos no campus Juiz de Fora. |
Judith de Paula Araújo |
15 |
P-OLDE – (Nome expandido: Práticas profissionais no âmbito da Oficina e Laboratório de Desenvolvimento Eletroeletrônico) Suporte às atividades desenvolvidas pelos laboratoristas responsáveis pelas demandas regulares dos blocos I e K, e demandas esporádicas do campus, através da execução de atividades de prática profissional por discentes. |
Filipe Andrade La-Gatta |
16 |
Qualificação e aproveitamento de equipamentos de informática obsoletos O projeto visa quantificar e qualificar os equipamentos de informática obsoletos do IF Sudeste MG, campus Juiz de Fora e, desta forma, providenciar seu aproveitamento e encaminhamento adequado. Com a crescente renovação da tecnologia, motivada pela obsolescência programada e por uma cultura que valoriza o consumo, o volume produzido de lixo eletrônico (LE) é cada vez maior. Muitos produtos são descartados em perfeito funcionamento. Este tipo de resíduo é composto por uma diversidade de materiais e a maior parte pode ser reaproveitada. Ao serem descartados juntamente com o lixo comum apresentam um grupo de substâncias tóxicas ao meio ambiente e à saúde humana. |
Camilo de Lélis Martins Pereira |
17 |
Reativação e Manutenção de um Banco de Cultivo de Bactérias e Estabelecimento de um Banco de Cultivo de Fungos O banco de cultivo de micro-organismos é de grande importância para a realização de análises e experimentos em um laboratório de microbiologia, uma vez que o material biológico coletado, identificado e preservado, em condições adequadas, permite que se tenha segurança nos resultados observados após a realização dos experimentos. Além disso, a prática ligada ao conhecimento de rotina em laboratório de microbiologia é fundamental para a formação do profissional da área de meio ambiente. Neste sentido, reativar e ampliar um banco de cultivo de bactérias, além de iniciar um banco de cultivo de fungos, é uma proposta de treinamento importante para o perfil profissional do alunobolsista envolvido no projeto. |
Alessandro Del’Duca Teixeira |
18 |
Reforma do torno de bancada O presente projeto vem no intuito de realizar uma reforma completa em um torno mecânico de bancada, existente no núcleo de mecânica do IF Sudeste-MG Campus Juiz de Fora que hoje se encontra inutilizável por conta do seu estado de conservação, além do mesmo possuir peças que se encontram danificadas e sem condições de uso. Tal reforma se dará inicialmente pela completa desmontagem do torno, avaliação do estado geral das peças existentes no equipamento, identificação das peças defeituosas, registro das peças existentes e a serem substituídas, dimensionamento e projeto das peças a serem fabricadas para posterior substituição, montagem do torno e testes de funcionamento. |
Leopoldo Ferreira de Sousa |
19 |
Rotinas secretarias do DEC Acompanhar as rotinas de apoio aos núcleos acadêmicos e seus respectivos docentes, com o suporte no abastecimento de materiais para uso diário dos mesmos, tais como, pincel para quadro branco, apagador, papel almaço, papel ofício; entrega e recebimento de demandas para o setor da mecanografia, entrega de correspondência para os docentes e para o departamento; apoiar os registros documentais dos empréstimos de equipamentos do departamento para os docentes; organizar o arquivo do departamento; contribuir na organização do agendamento dos espaços (salas de aulas e laboratórios) sob a guarda do departamento; organizar planilha de material de consumo distribuído aos núcleos acadêmicos, assim como o reabastecimento dos mesmos para que a solicitação junto setor de almoxarifado seja mais ágil. |
Sebastião Sérgio de Oliveira |
20 |
Teorias em prática das rotinas secretariais e administrativas A proposta que se apresenta, diz respeito ao treinamento profissional dos (as) alunos (as) do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Secretariado na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA do IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora. |
Geovanne Barbosa Morgado |
21 |
Treinamento Profissional para alunos do curso de Secretariado O projeto é um intento do Núcleo de Línguas de oferecer ao discente de Secretariado a prática em relação à teoria desenvolvida em sala de aula, estimulando-o na capacidade de integração em diversas funções e preparando-o ao mercado de trabalho, cognitivamente e socialmente. |
Gislene Teixeira Coelho |
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