Pós-Graduação
O Campus Manhuaçu oferece oportunidade de qualificação àqueles que terminaram a graduação e querem ampliar seus conhecimentos em uma área específica. Acesse nossos cursos e veja as oportunidades que temos para você.
PROCEDIMENTOS PARA DEFESA DO TRABALHO
DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
PRÉ-REQUISITOS:
- O discente deverá ter cumprido as disciplinas que integram a estrutura curricular do curso, bem como exigências adicionais estabelecidas no PPC/Regulamento do curso;
- O discente, juntamente com seu orientador, deverá ter definido a banca examinadora, de acordo com os critérios estabelecidos no Art. 119 do Regulamento Geral da Pós-Graduação do IF Sudeste MG;
Compete ao discente enviar aos membros da banca examinadora cópias do TCC, conforme os prazos definidos no regulamento do programa.
AGENDAMENTO:
- O discente deverá preencher o Requerimento para Marcação de Banca Examinadora - este documento deverá ser assinado pelo orientador e coordenador do curso;
- O estudante deverá solicitar o agendamento à Secretaria de Pós-Graduação do Campus Manhuaçu, acessando o Formulário de Agendamento de Defesa - o requerimento para marcação de banca examinadora assinado deverá ser anexado.
DEFESA:
Para a sessão de defesa, compete ao orientador e ao discente:
- Organizar o local no qual será realizada a defesa, incluindo os meios e recursos necessários;
- Preparar a ata de defesa do TCC incluindo os formulários de avaliação individual;
- Elaborar a declaração de participação na banca de defesa, solicitar a assinatura da coordenação de curso e encaminhar a declaração aos avaliadores.
- Em até 7 dias úteis após a data de realização da defesa, o orientador deverá enviar a Ata de defesa do TCC assinada e os formulários de avaliação individual para a secretária da pós-graduação (posgraduacao.manhuacu@ifsudestemg.edu.br), com cópia para o coordenador de curso.
PROCEDIMENTOS PARA ENTREGA DA VERSÃO FINAL
DO TCC E EMISSÃO DO CERTIFICADO
PRÉ-REQUISITOS:
- O discente deverá ter sido aprovado em defesa pública por banca examinadora;
- O discente deverá ter realizado as correções solicitadas pela banca examinadora.
ENTREGA DO TRABALHO FINAL E DOS DOCUMENTOS ACESSÓRIOS:
- O discente deverá preencher o Formulário de Solicitação de Ficha Catalográfica - A ficha será gerada pela Coordenação de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, a partir dos dados informados pelo discente e encaminhada ao e-mail informado no formulário de solicitação em até cinco dias úteis;
- O estudante deverá providenciar a Declaração do Orientador atestando que o trabalho foi aprovado, que passou pelas correções solicitadas pela banca examinadora, e que o arquivo em PDF está com a formatação exigida.
- O discente deverá providenciar o comprovante de submissão em evento e/ou revista científica (se for o caso), conforme exigências de cada programa de pós-graduação;
- O discente deverá preencher o Termo de autorização para publicação do TCC;
- O discente deverá preencher o Requerimento de Emissão de Certificado;
- O discente deverá solicitar o nada consta da biblioteca. Esta solicitação deverá ser feita pelo e-mail karine.costa@ifsudestemg.edu.br. No e-mail o discente deverá informar seu nome completo, número de matrícula e curso;
- O discente deverá enviar TODOS os documentos citados, bem como o trabalho final, corrigido e acrescido da ficha catalográfica, em formato PDF para o e-mail posgraduacao.manhuacu@ifsudestemg.edu.br, com cópia para a coordenação de curso. O título do e-mail devera ser: TCC: Documentos finais de NOME DO DISCENTE.
CERTIFICADO DE CONCLUSÃO:
- A Secretaria de Pós-graduação (Registro Acadêmico) irá conferir os documentos enviados pelo discente, abrir um processo no SIPAC e encaminhá-lo ao responsável pelo registro de diplomas/certificados da Pró-Reitoria de Ensino;
- O certificado será registrado, impresso e enviado ao campus;
- A Secretaria de Pós-graduação irá providenciar as assinaturas necessárias e comunicar ao interessado para entrega;
- No momento da entrega, o discente deverá assinar a folha do livro de registro como forma de protocolo de recebimento.